segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O nosso gurpo fez a intervenção no lounge do profeta, utilizado pelos alunos e professores da EA como ponto de encontro, local de espera e descanso. Daí veio a proposta de conferir ao ambiente status de sala de estar.

O lounge do profeta estava com o mobiliário muito estragado, não possuia mesa de apoio, não proporcionava conforto aos usuários, haviam rachaduras no teto, e pouco destaque ao profeta.

A primeira medida foi a reforma do teto feito pelo funcionário da escola a nosso pedido, assim, o teto que antes continha enormes rachaduras e reboco porvenientes de uma reforma anterior, foi finalmente concluído, tornando-se branco e limpo.

Para proporcionar mais conforto aos usuários, construimos e reformamos alguns móveis de modo a aumentar o número de assentos e possibilitar que bolsas e objetos sejam acomodados em mesinhas de apoio potencializando o uso daquele espaço.

Foram construidos no total, 9 pufes de garrafas pet, uma mesinha e uma luminária e reformados todos os sofás e uma outra mesinha de centro, construída por outros alunos, que antes ficava na sala de maquetes.

Construímos ainda, três mandalas, um vasinho de flores artificiais feitos de isopor e uma cortina feita de TNT preto que permite controlar a incidência de luz.

Os pufes, além de servirem como assentos, podem ser utilizados como apoio para os pés ou ainda, como apoio para objetos diversos (bolsas, pastas, etc..). o sofá de dois lugares que estava basnte danificado, foi preenchido por garrafas pet e revestido com espuma. O forro que estava bastante desbotado foi tingido. Os demais sofás que tinham apenas alguns desgastes no seu revestimento foram reformados com fita isolante preta para não aumentar o tamanho dos furos.

Para dar maior destaque ao Profeta que dá nome ao ambiente, pintamos ele de branco e pinduramos nele uma bolsinha com professias que podem ser retiradas pelos frequentadores do espaço. Dessa forma, conseguimos estabelecer uma interação dos alunos e professores com o Profeta.

Por se tratar de um espaço bastante frequentado, os móveis pareciam ter vida própria. A cada dia que chegavamos para trabalhar eles estavam dispostos de maneira diferente. E como a nossa proposta era criar (e manter) um ambiente com status de sala de estar, a solução encontrada foi amarrar todos os móveis com cordas cor de rosa (se destacam muito no ambiente) de forma a conferir a eles certa flexibilidade no entanto, uma flexibilidade limitada (aos tamanhos das cordas que colocamos).

A fim de concientizar os colegas de que aquele local deve ser muito utilizado por nós mas tambem muito bem conservado, tivemos a idéia de simular câmeras filmadoras, esferas de isopor cortadas ao meio e pintadas de preto foram “instaladas” no teto da sala e placas contendo o aviso: “SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO” foram coladas nas paredes, visando então intimidar comportamentos inadequados à conservação do espaço.

Tudo na sala era preto, assim, pudemos garantir maior destaque ao profeta, que foi pintado de branco. No dia da apresentaçao todas as luzes estavam apagadas exceto as duas pequenas lâmpadas vermelhas da luminária e um refletor apontado para o profeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário