sábado, 29 de agosto de 2009

PERFORMANCE ART




A performance art compreende o happening, a action art e a body art. O happening se aproxima muito das artes cênicas, no entanto, dela se difere por não apresentar uma narrativa, nele prevalecem os elementos de espontaneidade e improvisação de forma que uma apresentação nunca será exatamente igual a anterior. A action art é uma forma de happening menos teatralizada e mais conceitualizada. Já o body art é a expressão da arte onde o corpo do artista é utilizado como meio ou suporte para sua manifestação.
Ligada a movimentos de vanguarda como dadaísmo, futurismo e outros, a performance art, nada mais é do que uma modalidade de manifestação artística que teve início na década de 60 resultado da fusão entre teatro, cinema, dança, poesia, música e artes plásticas utilizando o corpo como meio de expressão e objetivando maior interação com o público.
Muitas vezes a platéia é restrita ou até mesmo ausente e então diversas formas de registros como fotografia, filmagem, ou mesmo memoriais descritivos e desenhos são utilizadas para transmiti-la ao público.





Nenhum comentário:

Postar um comentário